Institucional Espaço do Educador A Turma dos 5 Jovens Blog do Jogo Limpo
Ferramentas   Recomende Envie por e-mail Adicione aos favoritos Versão PDF RSS (Notícias)
Tamanho do texto   Aumentar Diminuir Normal
Untitled Document

I Fórum de Educomunicação, Meio Ambiente e Cidadania

 


 

Inscrições

A entrada é gratuita, as vagas são limitadas e haverá emissão de certificados contabilizando 4 horas. Faça sua inscrição preenchendo nosso formulário de contato ou entre em contato com a OPA - Organização para a Proteção Ambiental pelo telefone (34) 3231-7587 ou e-mail opa@opa.org.br.

Topo

Apresentação

Nos últimos tempos, a comunicação e a educação ficaram cada vez mais próximas. A relação entre as duas áreas constitui uma forma eficiente de levar conhecimento e informação à sociedade. Enquanto isso, o tema meio ambiente ganhou importância e passou a fazer parte do nosso cotidiano. Neste contexto, entra em cena a educomunicação, para "transformar cada habitante do país em defensor ativo da natureza" (Ismar Soares) .

Quer entender melhor esta nova realidade?
Participe do lançamento do Programa de Extensão MEiOS.

Topo

Por que participar?

No livro Ser Empresário, o professor Antonio Carlos Gomes da Costa diz que, “do ponto de vista civilizatório, a educação é a comunicação intergeracional do humano; toda educação é comunicação, mas nem toda comunicação educa. A comunicação que podemos chamar de educativa ocorre quando uma pessoa é capaz de exercer uma influência construtiva e deliberada sobre a outra”. (Fonte: Claudia Farnesi)

Topo

Convidados

  • Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
    Jornalista, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e supervisor de diversos projetos na área de educomunicação.
  • Lílian de Carvalho Lindoso
    Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Comunicação e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Trabalha no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
  • Cleber Ferreira de Oliveira
    Graduação e Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trabalha como Coordenador da Formação Continuada de Professores de Matemática do Município de Uberlândia.
  • Leila Ferreira de Rezende
    Graduada em Psicologia e Pedagogia e Especialista em Filosofia e Sociologia. Conselheira suplente no conselho do Parque Estadual do Pau Furado. Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Triângulo e Alto Paranaíba – CIEA/APT.

Topo

Programação

  • 18h - Momento cultural - Curso de Música da UFU
  • 18h30 - Mesa de abertura
  • 19h - Palestra
    A Educomunicação socioambiental: teoria e prática

    Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
  • 19h30 - Mesa-redonda
    A educomunicação e a interdisciplinaridade como
    alternativa para as questões ambientais

    Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
    Lílian de Carvalho Lindoso
    Mediação: Profa. Dra. Mirna Tonus (Curso de Jornalismo da UFU)

Topo

Informações para a imprensa

Release - 08/12/2009 - Palestra de professor da USP abrirá I Fórum de Educomunicação

Release - 02/12/2009 - Fórum lança programa de extensão voltado a educomunicação e meio ambiente

Topo