Institucional Espaço do Educador A Turma dos 5 Jovens Blog do Jogo Limpo
Ferramentas   Recomende Envie por e-mail Adicione aos favoritos Versão PDF RSS (Notícias)
Tamanho do texto   Aumentar Diminuir Normal

Histórico

2008

  • Curso de Capacitação para professores e parceiros

Nos dias 3, 4 e 5 de abril, foi realizado no Centro de Convenções do Porto Bello Palace Hotel o curso de capacitação do Projeto Jogo Limpo. Participaram diretores e professores de 3ª e 4ª série das escolas do Município e gerentes da Caixa Econômica Federal. O curso de capacitação, ministrado pelo “Ecos na Educação”, comprovou-se um sucesso de público e de mobilização. No último dia, sábado, foram contabilizados cerca de 200 participantes. O intuito foi capacitar e sensibilizar, objetivando o despertar de uma consciência ecológica por meio de atitudes concretas.
Saiba mais sobre o evento.
Veja as fotos do evento.

  • Expansão para a rede municipal de ensino em Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia implantou no dia 8 de maio o Projeto Jogo Limpo, que se constitui num programa de educação ambiental continuada para toda a rede municipal de ensino. O benefício é resultado de uma parceria do governo municipal com a Caixa Econômica Federal e a Organização para a Proteção Ambiental (OPA).
Saiba mais sobre o evento.
Veja as fotos do evento.

2007

  • Estudo sobre a adequação de bebedouros na Escola Estadual Sete de Setembro 

Desenvolvimento e execução de um projeto de implantação de um bebedouro propício às várias estaturas das crianças, com o objetivo de adequar o ambiente, favorecendo o acesso a água potável sem obstáculos, evitando o desperdício e mantendo o asseio ao seu redor. Nº aproximado de pessoas beneficiadas: 350.

  • Ciclo de visitas da coordenação do Projeto às escolas participantes

A equipe do Projeto realizou palestras para cerca de 800 alunos. Foram discutidos temas como reciclagem e a responsabilidade de cada um. Também foram realizadas oficinas de criação coletiva de personagens e histórias em quadrinhos. Ainda foram realizados sorteios de brindes da Turma dos 5 Jovens e do Projeto Jogo Limpo.

  • Ciclo de excursões de alunos às empresas parceiras

Visita às empresas parceiras como forma de integrar a criança ao universo empresarial e integrar o empresário ao mundo escolar, abrindo perspectivas para o fortalecimento das parcerias. Nº aproximado de pessoas beneficiadas: 350.

  • Entrega de estúdio cinematográfico de baixo custo à Escola Estadual Sete de Setembro

Este estúdio é composto por uma câmera com tripé e um gravador de DVD, permitindo que cerca de 350 alunos possam registrar o dia-a-dia das ações realizadas e editar seus próprios vídeos. O estúdio também expande as perspectivas dos estudantes, aproximando-os da realidade de tornarem jornalistas, repórteres, editores, cineastas etc., através do contato direto com estes profissionais.

  • EMA – Encontro em prol do Meio Ambiente 2007

Aconteceu no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Center Convention, marcando o primeiro aniversário do Projeto Jogo Limpo. O encontro contou com a presença de 600 crianças e jovens, professores, 100 empresários e convidados ilustres, permitindo uma rica troca de experiências entre todos os envolvidos no Projeto.
Saiba mais sobre o evento.
Veja as fotos do evento.

  • Inscrição no Prêmio ODM Brasil 2007

O Projeto Jogo Limpo foi inscrito na categoria “Organizações” do Prêmio ODM Brasil, criado pelo Governo Federal para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O prêmio, uma iniciativa pioneira no mundo, conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

  • Participação em desfile com escola do bairro Luizote


O Projeto Jogo Limpo e a Escola Estadual José Gomes Junqueira (integrante do Projeto) participaram de um desfile no bairro Luizote, em comemoração ao aniversário de 119 anos da cidade de Uberlândia. Através de cartazes, faixas e roupas temáticas, os estudantes reforçaram o apelo por uma sociedade ecologicamente correta. A iniciativa se constituiu uma eficiente campanha popular de conscientização, com apresentações sobre o atual quadro socioambiental, pequenas atitudes que podem ser incorporadas ao dia-a-dia e iniciativas reconhecidas por sua atuação, como o Projeto Jogo Limpo. Nº aproximado de pessoas beneficiadas: 800.
Saiba mais sobre o evento.
Veja as fotos do evento.

  • Parceria com o Empório da Comunidade

A convite do Instituto ABAD, o Projeto Jogo Limpo foi apresentado na Escola Municipal Joel Cupertino, do bairro Dom Almir (Uberlândia), para os participantes do projeto Empório da Comunidade. A comunidade local enfrenta dificuldades sociais, econômicas e culturais. O projeto Empório da Comunidade busca a melhoria da qualidade de vida dos alunos de escolas públicas e de suas famílias. Nº aproximado de pessoas beneficiadas: 100.
Saiba mais sobre o evento.
Veja as fotos do evento.

  • Apoio a eventos culturais com caráter socioambiental

As escolas participantes do Projeto promoveram diversos eventos comemorativos com a preocupação de inseri-los em um contexto sustentável real. A Escola Estadual José Gomes Junqueira realizou uma “festa junina ecológica”, com oficinas e atividades que valorizaram a cultura regional bem como funcionaram como instrumento de sensibilização e prática de ideais socioambientais. Em setembro, a Escola Estadual Sete Setembro realizou a “Festa da Primavera”, com coreografias, músicas e oficinas de arte realizadas entre os alunos, como forma de reafirmar o desenvolvimento do Projeto de forma lúdica e divertida.

  • Apresentação no VII Simpósio Socioambiental Faber-Castell

ECOmunidadeA convite da Faber-Castell de Prata (MG), o Projeto Jogo Limpo ministrou uma palestra para professores e comunidade em geral na sétima edição do Simpósio Socioambiental Faber-Castell, evento realizado anualmente dentro do programa “Ecomunidade – Criando um mundo melhor”, desenvolvido pela empresa. O evento, cujo tema foi “A caminho da sala verde”, em referência ao programa desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, contou com a participação de cerca de 100 professores e diversos palestrantes das áreas de educação, governo e meio ambiente.

2006

  • Desenvolvimento do projeto-piloto

O Projeto Jogo Limpo fundamentou-se como projeto piloto na Escola Estadual Sete de Setembro, causando grande impacto nos alunos e professores. Muitas ações de resultado concreto foram desenvolvidas, proporcionando uma melhora significativa na convivência harmônica entre os alunos e o espaço escolar. Como exemplo, há o aumento da arborização, o cuidado com a limpeza, manutenção das salas e pátios e a leitura do livro-gibi.

  • Expansão para a rede estadual de ensino em Uberlândia

No dia 06 de outubro, o Projeto Jogo Limpo foi apresentado para todas as escolas estaduais de Uberlândia e região, como uma experiência bem-sucedida. Ao todo, 50 escolas foram atendidas com o suporte pedagógico e a entrega de um Kit de Apoio ao Professor. Milhares de estudantes foram envolvidos.
Veja as fotos do evento.