Institucional Espaço do Educador A Turma dos 5 Jovens Blog do Jogo Limpo
Ferramentas   Recomende Envie por e-mail Adicione aos favoritos Versão PDF RSS (Notícias)
Tamanho do texto   Aumentar Diminuir Normal

Palestra de professor da USP abrirá I Fórum de Educomunicação

Publicado em 08/12/2009

Créditos da foto: Aprendaki

“A educomunicação pode transformar cada habitante do país em defensor ativo da natureza”. A frase é um dos aspectos centrais da palestra “A Educomunicação socioambiental: teoria e prática”, que Ismar de Oliveira Soares, doutor em Ciências da Comunicação e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), fará nesta sexta-feira, 11 de dezembro. Soares é o principal convidado do “I Fórum de Educomunicação, Meio Ambiente e Cidadania” organizado pelo curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), Prefeitura de Uberlândia e Organização para a Proteção Ambiental (OPA). O Fórum terá início às 18 horas, no Center Convention, Sala A4, com a apresentação de músicos do curso de música da UFU. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pela internet.

Informações e inscrições - Visite a página oficial do evento

A mesa de debates contará com a participação de outros três convidados com o objetivo de discutirem “A educomunicação e a interdisciplinaridade como alternativa para as questões ambientais”. O primeiro convidado é Lilian de Carvalho Lindoso, chefe da Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins integrada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), jornalista e especialista em Comunicação e Meio Ambiente. Leila Ferreira de Rezende, segunda participante do debate, é graduada em Psicologia e Pedagogia, especialista em Filosofia e Sociologia e conselheira suplente no Conselho do Parque Estadual do Pau Furado - que abrange os municípios de Uberlândia e Araguari. O terceiro é Cleber Ferreira, graduado e especialista em Matemática pela UFU e coordenador da Formação Continuada de Professores de Matemática de Uberlândia. A mediação do debate será realizada por Mirna Tonus, jornalista, mestre em Educação, doutora em Multimeios e professora do curso de Jornalismo da UFU.

Ações socioambientais

O Fórum marcará o lançamento do Programa Meios, que tem como objetivo usar os meios de comunicação na conscientização dos direitos e deveres sobre ações socioambientais. O programa começará em 2010 e deve envolver alunos e professores da rede pública do Ensino Fundamental, líderes comunitários e sociedade em geral.

O Programa de Extensão Meios nasceu com a premissa de continuar o Projeto Jogo Limpo, desenvolvido desde 2006, em Uberlândia, e idealizado por Felipe Saldanha, aluno do curso de Jornalismo da UFU. A equipe de organização do Programa, constituída pela UFU, Prefeitura de Uberlândia e OPA, realiza atividades com alunos de Ensino Fundamental.

Serviço

Evento: I Fórum de Educomunicação, Meio Ambiente e Cidadania

Local: Center Convention, no Center Shopping – Uberlândia – Sala A4

Data: 11 de dezembro, 18h

Inscrições antecipadas na página oficial do evento

Ir para índice de notícias