Quarta-feira, 21 de agosto de 2013, 20:18:08

OPA inaugura calendário de eventos do segundo semestre de 2013

Semana de atividades promove educação ambiental com teatro, curso e palestra

De 26 a 29 de agosto será realizada em Uberlândia uma série de ações de educação ambiental que inauguram o calendário de eventos da OPA – Organização para a Proteção Ambiental no segundo semestre. As atividades serão desenvolvidas em parceria com o IAM – Instituto Ambiente em Movimento, uma associação sem fins lucrativos de Curitiba (PR) que tem como missão promover a consciência ambiental de maneira científica e ética.

Na próxima segunda-feira (26), às 14h, acontecerá a primeira atividade da semana de eventos. A peça teatral “Do Início ao Fim do Mundo” será apresentada pelo IAM aos alunos do Colégio Nacional, de 8 a 11 anos. A peça utiliza o teatro mudo e a comédia para propor uma reflexão sobre a humanidade e sua relação com a natureza ao longo do tempo. O teatro faz parte do projeto Robin Hood, do IAM, no qual uma escola particular arca com os custos da peça e, em contrapartida, uma comunidade carente recebe gratuitamente a mesma apresentação – em Uberlândia, serão as crianças atendidas pelo Instituto Politriz.

Curso de educação ambiental

Ainda na segunda-feira, terá início outra atividade da OPA: o Curso de Inovações em Educação e Empreendedorismo Socioambiental, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na sala Tancredo Neves A do Plaza Shopping Hotel. A capacitação é voltada para profissionais e estudantes ligados às áreas ambiental e educacional.

Com o objetivo de promover a inserção efetiva do discurso ambiental nas diferentes camadas sociais, o curso propõe um estudo sobre as ferramentas que o educador ambiental tem à sua disposição para tal tarefa. O enfoque de empreendedorismo é dado visto a necessidade de se planejar ações integradas as necessidades de cada realidade. A carga horária é de nove horas, distribuída em três encontros diários de três horas.

Palestra aberta ao público

Na quinta-feira (29), último dia da semana de atividades, será realizada a palestra “Uma Brincadeira Grandiosa: Educação para a Sustentabilidade”. O evento é aberto ao público e acontecerá às 19h, no Center Convention, na sala A3. Integrantes do IAM vão expor os trabalhos desenvolvidos pela organização em cinco anos de trajetória por diferentes lugares do mundo: Brasil, África e Ásia, tendo como foco os desafios da educação ambiental e sua associação com diferentes ferramentas de sensibilização e mobilização popular.

Inscrições

Para se inscrever no curso e/ou na palestra, o interessado deverá confirmar participação pelo email opa@opa.org.br ou pelo telefone (34) 3231-7587. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado.

Calendário de Eventos

O Calendário de Eventos da OPA reúne as atividades dos três projetos que serão desenvolvidos pela organização no segundo semestre: o Ciclo de Cursos e Palestras, que promove mudanças de hábitos e divulga ideias sustentáveis; o OPA Kids, com programação infantil nos períodos de recesso escolar; e o Projeto Jogo Limpo, destinado a professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

Sobre o IAM

O IAM – Instituto Ambiente em Movimento, fundado em dezembro de 2009, promove a consciência ambiental da esfera individual à coletiva, usando ferramentas didáticas para formar multiplicadores do conhecimento. Em 2010, Lucas Sielski, um dos integrantes do IAM, foi premiado pelo programa Climate Generation 2010 do Conselho Britânico. Dentre os projetos já promovidos pelo instituto, destacam-se o projeto Robin Hood, que atendeu mais de 20 mil pessoas no Brasil, Uganda, África do Sul, Índia e Tailândia, e a parceria com o Projeto Grael, na qual o IAM elaborou a proposta pedagógica com ações preventivas para o Projeto Águas Limpas nas Escolas, utilizando-se de apresentações de teatro, oficinas e uma exposição mediada sobre lixo marinho.

 

Leia outras notícias



Dicas

Arara canindé

Leia mais

Arara canindé

Arara canindé



A


Arara canindé

Nome Cientķfico: Ara ararauna Alimentaēćo: Frutos de casca dura, que quebram com o bico forte. Aprecia os cocos do bacuri e frutos do combaru, jatobį, mandovi e, sobretudo do pequi, įrvore tķpica do Brasil central Reproduēćo: de 1 a 3 ovos, sua incubaēćo dura cerca de 25 dias.Os filhotes abandonam o ninho com 13 semanas de vida Habitat: beiras de matas, vįrzeas de buritizais Distribuiēćo Geogrįfica: desde a América Central até Sćo Paulo Para alguns, essa é a arara mais bela de todas e, como as outras, prefere frutos nativos. Tem uma ampla distribuiēćo, mas jį desapareceu de grandes įreas. Ainda é bastante comum em diversas įreas de vįrzea no Parį. Depois da época reprodutiva, quando as aves se espalham pela mata, a espécie forma grandes poleiros coletivos. Ver dśzias de araras canindés chegando pela bela luz da tarde a esses poleiros é um dos grandes espetįculos da natureza na Amazōnia. Foto: Universidade do Amazonas Portal Amazōnia 01.09.2005-GC .

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação