Terça-feira, 31 de dezembro de 2013, 12:05:54

Retrospectiva OPA 2013

Um ano dedicado à sensibilização ambiental

Em 2013, a OPA realizou o seu Calendário de Eventos promovendo uma série de ações em Uberlândia (MG), incluindo cursos, palestras e apresentações culturais. As iniciativas, que tiveram o oferecimento de eFácil.com.br, Smart Supermercados e Intecom Logística, integraram os programas permanentes da organização: Ciclo de Cursos e Palestras, Projeto Jogo Limpo e OPA Kids. Relembre os principais momentos do ano nesta retrospectiva:

***

 

Atividades com a equipe do IAM – Instituto Ambiente em Movimento

O IAM, associação sem fins lucrativos de Curitiba (PR) que tem como missão promover a consciência ambiental de maneira científica e ética, foi parceiro da OPA nas ações que inauguraram o Calendário de Eventos, em agosto. A apresentação teatral “Do Início ao Fim do Mundo”, encenada no Colégio Nacional e no Instituto Politriz, utiliza o teatro mudo e a comédia para propor uma reflexão sobre a humanidade e sua relação com a natureza ao longo do tempo.

O Curso de Inovações em Educação e Empreendedorismo Socioambiental (foto), que aconteceu no Plaza Shopping Hotel e foi direcionado a profissionais e estudantes ligados às áreas ambiental e educacional, teve como objetivo promover a inserção efetiva do discurso ambiental nas diferentes camadas sociais. Por último, na palestra “Uma Brincadeira Grandiosa: Educação para a Sustentabilidade”, os educadores ambientais Jay van Amstel e Lucas Oliveira, do IAM, expuseram os trabalhos desenvolvidos em cinco anos de trajetória por diferentes lugares do mundo: Brasil, África e Ásia.

***

 

Palestra “Meio Ambiente Interno e Externo”

Em setembro, o monge Jorge Koho abordou os princípios gerais da sustentabilidade, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a experiência a respeito do assunto, demonstrando, através de práticas simples, que é possível transformar e harmonizar os dois meios. Koho é ambientalista com atuação em vários países, tutor do Gaia Foundation, monge ordenado no Zen Budismo e educador com abordagem construtivista.

***

 

Palestra “Arte Sustentável como Instrumento de Educação Ambiental”

A discussão abordou a estratégia de sensibilização ambiental através da arte e a possibilidade de associar a sustentabilidade ao desenvolvimento econômico das comunidades. A palestrante foi Elaine Moscoso, bióloga, especialista em Educação Ambiental e diretora técnica da Katu Gente & Ambiente.

***

 

Palestra “Um mar de oportunidades” e aniversário de 10 anos da OPA

Celebrando uma década de projetos ambientais, a OPA convidou o engenheiro florestal e fundador do Projeto Grael, Axel Grael, para abordar a potencialidade da atividade náutica para o interior do país. Grael tem carreira diversificada, acumulando experiência nos setores privado e governamental, na área social, no movimento ambiental e na academia.

Além da palestra, o evento especial contou ainda com apresentação musical da dupla sertaneja infantil Lorena e Rafaela, exposição de stands de parceiros da OPA e atividades infantis com as crianças atendidas pelo Instituto Politriz. Dessa maneira, foi possível reunir, pela primeira vez, os três programas da organização (OPA Kids, Projeto Jogo Limpo e Ciclo de Cursos e Palestras) simultaneamente e no mesmo local.

***

 

Projeto Jogo Limpo 2013

A OPA realizou a edição 2013 do Projeto Jogo Limpo em parceria com o Instituto Politriz. Os educadores do instituto participaram de um curso de capacitação realizado na unidade do bairro Campo Alegre, dividido em quatro oficinas que acontecem ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro. A cerimônia de encerramento contou com a presença de crianças atendidas pela instituição, além dos cursistas, e teve diversas apresentações culturais.

No fim do ano, a OPA também promoveu, em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), uma mesa redonda que debateu o tema “Sensibilização ambiental infantojuvenil”. O evento divulgou ainda a nova tiragem do kit desenvolvido pelo Jogo Limpo, impressa pela DIRSU.

***

 

Mais atividades

Outras ações também foram realizadas pela organização ao longo do ano. Em setembro, a OPA apoiou a Semana Florestal 2013, realizada pelo Parque Estadual do Pau Furado. No mês seguinte, fez a doação de kits educativos infantis para a campanha “Sou Amigo do Lobo”. Novas ações serão anunciadas em 2014.

O apoio e o envolvimento dos palestrantes, participantes, patrocinadores, parceiros, fornecedores, voluntários e sócios foram essenciais para garantir o sucesso dos eventos e projetos da OPA. A organização agradece a dedicação e o esforço de cada um que doa e dispõe de seu tempo em prol da nossa causa.

 

Leia outras notícias



Dicas

A economia começa na loja

Leia mais

A economia começa na loja

O consumo consciente dos eletrônicos garantem economia ao seu bolso e ao meio ambiente

Tente obter informações sobre o consumo de energia dos aparelhos comprados. No caso de eletrodomésticos, muitos já têm etiqueta do Inmetro.

Fonte: Folha de S.Paulo

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação